Voltar ao site

A Surpreendente Fábrica do Chocolate

novo musical em estreia no Marshopping com música de Carlos Garcia

Raquel Matos Cruz escreveu. Rita Ribeiro e um conjunto de jovens atores dar-lhe-ão corpo. E Herman José … a voz. “A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical” é o espetáculo que, este Natal, o MAR Shopping Matosinhos e a AM apresentam. A exibir no MAR Shopping Matosinhos entre 16 de novembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019, o musical inova com cenários imersivos, experiências que provocam sensações associadas ao chocolate e uma banda a tocar ao vivo.

O espetáculo será encenado pelo premiado Cláudio Hochman, que estará acompanhado na coordenação de coreografia pela bailarina Mariana Barbosa. Carlos Garcia assina, por sua vez, a composição musical e Liliana Moreira, guionista e letrista em musicais como “O Quebra-Nozes no Gelo” (apresentado em estreia absoluta no MAR Shopping Matosinhos em 2013), “Footloose”, “Aladino”, “Pinóquio”, “Feiticeiro de Oz”, “Cinderela XXI”, “A Ilha do Tesouro” ou “Zorro”, as letras inéditas.

É assim que “A Surpreendente Fábrica do Chocolate” abre os seus portões para apresentar ao público a deliciosa receita do novo musical! Fundada há mais de 100 anos, é na Surpreendente que é produzido, alegremente, o mais saboroso chocolate do mundo.

Após uma longa viagem, Bartolomeu V regressa à fábrica com a missão de geri-la, introduzindo modelos inovadores. Mas, como quem tudo quer tudo perde, a Surpreendente Fábrica do Chocolate vive a mais séria ameaça: o roubo da receita secreta, pela malvada Bárbara! Com o apoio da sua apaixonada Belinda, o conforto da Mãe, a ajuda do fiel encarregado Baltazar e dos mágicos antepassados da Surpreendente, Bartolomeu V irá perceber que a verdadeira inovação está no interior de cada um de nós. Conseguirá a malvada Bárbara enganar tudo e todos para chegar ao segredo? Uma história apetitosamente surpreendente e irresistível... tal e qual chocolate!

Rita Ribeiro dispensa apresentações. A atriz e cantora portuguesa tem uma longa carreira no teatro, no cinema e na televisão, tendo-se destacado pela participação em musicais como “Passa por mim no Rossio”, “Maldita Cocaína”, “Amar Amália” e “A Branca de Neve no Gelo”. Na televisão esteve até há pouco tempo em antena com “A Herdeira”. Na pele de Benedita (também representada por Susana Oliveira), a mãe de Bartolomeu V (Pedro A. Rodrigues/André Lourenço), o dono da Surpreendente, mantém a memória dos antepassados viva. É ela que está à frente do jovem elenco deste espetáculo, em que se destaca ainda Mafalda Tavares no papel de Belinda, a doce apaixonada do protagonista. A ex-Moranguita participou nos últimos anos em vários musicais e a última vez que a vimos na televisão foi como Cecília em “Poderosas” (SIC).

Herman José, o “entertainment man”, dará voz aos antepassados de Bartolomeu V, cujos retratos vivos estarão pendurados em quadros na parede. A primeira geração nasceu no início do século passado. Muito velho e meio surdo, Bartolomeu I gosta de pensar que é um Don Juan. O seu filho, bisavô do “atual”, é completamente diferente: aristocrático, é o mais sério de todos os Bartolomeus. Herman, que atualmente apresenta na RTP1 “Cá por casa” e percorre o país com o seu espetáculo a solo, representará ainda o pai e o avô do dono da Surpreendente. Nunca aparecerá, mas, com a sua voz, marcará presença através de várias gerações…

Com “A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical” regressa a parceria entre o MAR Shopping Matosinhos e a AM, que, este ano, apresenta Raquel Matos Cruz na sua estreia como guionista de teatro. A editora de Sociedade da TVI e formadora no ISCTE, mais conhecida pela cobertura mediática, revela nesta obra um lado que só os seus três filhos conhecem: a de contadora de histórias infantis.

Mas, se no guião há uma estreia, a encenação está entregue a um dos mais experientes e premiados autores, cuja obra vai desde peças de teatro a adaptação de clássicos, encenação de espetáculos de todo o tipo, textos literários, musicais, óperas e teatro de marionetas. As obras do argentino Cláudio Hoschman viajam por muitos países europeus e latino-americanos, tendo recebido vários prémios pelo seu trabalho. É ainda autor dos livros infantis “Saudade”, “Pássaro que Voa” e “Famílias Destrambelhadas”.

Bailarina em vários musicais nacionais e programas de televisão como “Ídolos”, “Factor X” (SIC), “Portugal Got Talent” e “The Voice” (RTP 1), Mariana Barbosa tem desenvolvido trabalhos de coreografia para peças de teatro, a última das quais “Grease”, o musical com Diogo Morgado, em cena no Casino Estoril até domingo. É a ela que cabe a coordenação coreográfica de “A Surpreendente Fábrica do Chocolate – O Novo Musical”.

Na música, dois nomes com currículos extensos nas respetivas áreas: o pianista e compositor Carlos Garcia criou os temas originais que vão entrar no ouvido de todos quantos assistirem ao musical e Liliana Moreira as letras. Carlos repete a parceria com Cláudio Hochman em espetáculos como “Nham Nham” e “Josefina”. Já Liliana não é uma desconhecida do público dos musicais apresentados nos últimos Natais no MAR Shopping Matosinhos, tendo sido autora e letrista de “O Quebra-Nozes no Gelo”. A jornalista e produtora escreve para o teatro musical nacional desde 2006 e é atualmente responsável pela dramaturgia do projeto “Teatro para Bebés”, bem como soprano do Coro Génesis. (in www.cardapio.pt)