Voltar ao site

Lançamento do DVD do Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília

Concerto com os 6 órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra

A sonoridade dos órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, harmonizada com o timbre cintilante das crianças e jovens da Academia de Música de Santa Cecília, foi registada em DVD e complementada com depoimentos de intervenientes no concerto de Natal gravado e transmitido pela RTP. Esta edição constitui mais uma iniciativa municipal destinada a perpetuar esta data histórica que é o tricentenário do Real Edifício de Mafra, integrando-se ainda na estratégia autárquica de promoção da música.

Na cerimónia de lançamento, que decorreu ontem após o concerto a seis órgãos na Basílica, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, mencionou que esta estratégia não se esgota na preservação do património musical, mas estende-se ao reforço da cooperação institucional, à dinamização da oferta diversificada e, principalmente, ao investimento na formação. «Foi com esta filosofia que a Câmara Municipal se disponibilizou para ser o patrocinador dos concertos que juntaram os órgãos aos coros da Academia de Música de Santa Cecília. A iniciativa prestou oportuno tributo às virtudes da música enquanto complemento essencial do processo educativo: estimula a concentração e a coordenação, a perseverança e a autoconfiança, mas também a criatividade e a interação social».

O Diretor da Academia de Música de Santa Cecília, Rui Paiva, explicou detalhadamente o desafio inerente à preparação destes concertos, que implicaram a escrita de novas composições e também a execução de arranjos sobre canções de Natal de todos os tempos.
 

No depoimento que acompanha este DVD, o reconhecido compositor Eurico Carrapatoso conta que convocou um companheiro de viagem deveras especial, Luís Vaz de Camões, assumindo o desafio de musicar “Dece do Ceo”, «um soneto de uma beleza solar». Já Carlos Garcia declarou que, enquanto compositor e arranjador, uma das suas principais preocupações foi «pintar, em termos rítmicos e harmónicos, as sensações sugeridas pelos textos natalícios da música tradicional portuguesa».
Este DVD/ livro está à venda nos Postos de Turismo de Mafra e na Ericeira, assim como nas Casas de Cultura e Bibliotecas Municipais. (aceder aqui )

broken image