Voltar ao site

O projecto Mãos que Cantam, iniciado em 2010, criou um coro de surdos com os alunos da Licenciatura e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, que começou por actuar em conjunto com o Coro desta Universidade. Este projecto pretende demonstrar que, no âmbito da responsabilidade social, as pessoas surdas podem fazer parte de um coro e, até, actuar em diversos ambientes musicais.

A Língua Gestual, igualmente rica e complementar da linguagem musical, potencia a expressão dos sentimentos mais profundos, tornando, assim, cada actuação num espectáculo único. É um projecto pioneiro, a nível nacional, na integração simultânea de surdos e ouvintes.

Um dos objectivos deste projecto é a edição de um manual de gestos associados à música, para sensibilizar e apoiar os professores de Educação Musical a integrarem nas suas aulas alunos ouvintes e surdos.

Em conjunto com elementos do Coro e Orquestra Gulbenkian, o concerto do dia 14 de Janeiro reflectiu o trabalho contínuo cuja finalidade artística é expressar em Língua Gestual Portuguesa determinados conceitos musicais, tais como a noção de intensidade, de polifonia, métrica e a estrutura formal de uma peça musical, para além da interpretação do poema em si.

Um projeto promovido pela Associação Histórias para Pensar.(saber mais)