Voltar ao site

Comprovisação n.º 5 - Pedro Louzeiro

O Ensemble de Comprovisadores, projecto acolhido e apoiado pela Escola Superior de Música de Lisboa, leva a cabo uma performance de composição algorítmica em tempo-real, em rede, tirando partido do espaço do Foyer da ESML e escadarias adjacentes.
Na base da performance, está o sistema “Comprovisador” que ouve as improvisações de cinco solistas e, a partir das mesmas, gera uma composição em tempo-real. Essa composição é visualizada em ecrãs de computador, sob a forma de notação dinâmica, e interpretada pelos músicos do ensemble.

O sistema “Comprovisador” está presentemente a ser desenvolvido por Pedro Louzeiro, no âmbito do Programa de Doutoramento em Música e Musicologia, especialização em Composição, da Universidade de Évora e com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sob a forma de uma bolsa de doutoramento. (saber mais).

A 5ª apresentação deste projecto aconteceu na passada 2a feira, dia 16 de Janeiro às 20h na Escola Superior de Música de Lisboa, feat. Pedro Moreira, Carlos Garcia, Paulo Gaspar, Philipe Trovão, João Barradas.