Carlos Garcia
Carlos Garcia
Biografia
Carlos Garcia é licenciado em Formação Musical e em Jazz (Piano) pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Ao longo da sua formação teve o prazer de aprender e trabalhar com Luís Gomes (clarinete), Rui Paiva (órgão), Eurico Carrapatoso (análise e técnicas de composição), Pedro Moreira (big band), Lars Arens (arranjos), João Paulo Esteves da Silva, Aurelian Lino, João Maurílio, João Falcato, Antoine Hérve (piano jazz), Afonso Pais, André Fernandes, Bernardo Moreira, Bruno Pedroso, João Moreira, José Menezes (jazz), Vasco Pearce de Azevedo, Ernst Shelle, Jean-Marc Burfin e Yibin Seow (direção de orquestra).
Leccionou Iniciação Musical e Formação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional durante 9 anos, nela dirigindo também várias orquestras infantis e juvenis.
É professor adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa, leccionando nos cursos de Direcção Coral/Formação Musical e Música na Comunidade desde 2008. Estende a sua atividade pedagógica colaborando também em programas de promoção e divulgação cultural (Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Música de Setúbal, entre outros).
Como pianista freelancer participa em projectos de diversos estilos de música e escreve regularmente peças originais e arranjos para diferentes tipos de grupos. Já teve o prazer de trabalhar com Carlos do Carmo, Luís Represas, Ricardo Ribeiro, Rão Kyao, Vitorino, Janita Salomé, João Gil, Hélder Moutinho, Jorge Palma, Paulo Gonzo, Adiafa, Anabela, Carminho, Sara Tavares, Ana Moura, Mafalda Arnauth, Ana Bacalhau, Beatriz Nunes, Celina da Piedade, Cuca Roseta, Maria João, Nancy Vieira, Diogo Picão, Filipe Sambado, Héber Marques, MARO, Mimi Froes, João Caetano, Marco Santos, Salvador Sobral, Tiago Bettencourt, Ivan Lins, Aline Moreno, Sílvia Nazário, Cláudio Kumar, Martinho da Vila, Paulo Flores, Yami, Ritinha Lobo, Boy Ge Mendes, Stewart Sukuma, Toto ST, Cícero Lee, Gonçalo Sousa, João Capinha, João Frade, Manuel de Oliveira, Márcio Dhiniz, Marco Santos, Marito Marques, Os Vocalistas, Mou Brasil, Carles Benavent, Jorge Pardo, entre outros. Integra actualmente o trio "Portugoesas" prestando homenagem à música tradicional Goesa.
É desde 2019 maestro da Orquestra TODOS, uma orquestra intercultural que reúne músicos de todo o mundo residentes em Lisboa.
No seu trabalho enquanto compositor, escreveu várias obras originais de música erudita e arranjos para ensembles de várias entidades/formações (Sinfonietta de Lisboa, Coro Ricercare, Camerata Atlântica, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Sopros da ESML, Coros da ESML, Orquestra Sinfónica da ESML, Orquestra de Guimarães, Coro Musaico, Academia Inatel, Associação Portuguesa de Educação Musical, Academia de Santa Cecília, Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Escola de Música de Esposende, Cardo Roxo). Destacam-se as obras sacras “Missa Breve” (2011) e “Stabat Mater” (2013), ambas para coro e orquestra de cordas e vários arranjos de canções tradicionais de Natal para Coros e os 6 órgãos do Palácio Nacional de Mafra. É compositor regular no projecto "Orquestra Geração" para onde tem escrito ao longo dos últimos anos vários arranjos e peças originais. Várias delas continuam a ser tocadas em muitos dos seus concertos e também noutras orquestras do "Sistema Europe." Escreveu várias composições originais e arranjos para orquestra e coro da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
No âmbito da música para a infância, para além de realizar com regularidade concertos com e para crianças com diferentes projectos, em 2014 lançou através da Porto Editora e Constróisons o seu "Cancioneiro da Bicharada" em formato de livro-CD. Em 2021, o projeto "Nininar" - Canções de embalar do mundo, e em 2023 o projeto "O meu corpo é uma orquestra" com textos de José Fanha.